O quinze retrata a história de um povo que sofre com a seca, dentre essas pessoas a Conceição. Moça nova que vem passa suas férias junto de sua avó Dona Inácia no Logradouro perto de Quixadá, certa vez que foi para lá presenciou a seca que estava castigando aquele lugar. Sua avó e seus parentes lutavam para sustentar as últimas criações, mas de nada adiantava, pois tudo iria morrer de fome por causa da seca. Ao piorar a situação Conceição convenceu Dona Inácia de ir com ela e fica um tempo lá na sua casa até as coisas melhorarem.
Mas não foi só Dona Inácia que estava perdendo o gado, Vicente primo de Conceição ainda lutava par conseguir que o seu não morresse, pois ainda acreditara que, mas dia o menos dia ia chover. Muitas pessoas foram demitidas por causa da seca, pois como não haverá mais gado pra cuidar não se precisava mais de pessoas para cuidar dele, Chico Bento foi um desses que foram demitidos, com família grande foi à procura no Ceará de emprego, pois ali não tinha mais como sustentar sua família. Então foi primeiro, tentou ir de trem só que, não conseguiu as passagens, então decidiu ir a pé, para a viagem vendeu umas rezes que tinha para Vicente em troca de uma mula para que pudesse o acompanhar e levar suas coisas nessa longa jornada.
No início a seca o castigava muito os meninos não agüentavam de tanta sede e fome que sentiam. A fome era tanta que Josias filho de Chico Bento mais Cordulina sua mulher, quando estavam passando perto de uma casa de farinha comeu uma mandioca crua, sem saber que aquilo era um veneno, que ocasionou a sua morte, Mocinha cunhada dele teve que ficar na casa de uma mulher no meio do caminho. Para não ter que sofrer mais, mas não ficou muito tempo, pois a mulher só fazia reclamações até que um dia que ela não agüentou e foi embora.
Outra vez quando procuravam alguma coisa pra comer, acharam uma ovelha, então mataram e trataram dela, mas quando estavam acabando de tratar um homem apareceu e tomou a ovelha deles, pois ela era dele e Chico Bento não tinha o direito de matar ela disse o homem. Chico Bento morrendo de fome suplicou ao moço que já que ela estava morta desse um pouco dela para ele e sua família, mas o homem com raiva só fez pegar as tripas do animal e jogá-las no chão dizendo que eles só mereciam a quilo.
Foi difícil essa trajetória deles cheia de dificuldades, ainda por cima morte de seu filho, o outro perdido no mundo, além de outras coisas. Enquanto isso Conceição toda vez que saia da escola passava pelo campo de concentração para ajudar os retirantes fugidos da seca. Lá ela achou muitos conhecidos vindos do Quixadá, sem contar a visita de Vicente seu primo por quem à moça tem certa paixão, foi a casa dela ver como ela estava, e também ver Dona Inácia que foi para lá por causa da seca.
Certo dia ao chegar, ao Campo de Concentração, Conceição avistará Chico Bento seu compadre, quase não reconhecendo por causa de sua aparência, perguntou logo por seu afilhado, mas quando o viu ficou assustada, pois o menino parecia estar quase morto. Então Conceição disse a ela que a criança iria morrer se não fosse ao médico logo só que ai Cordulina disse que não tinha condições de cuidar do filho.
Então Conceição falou com eles e disse que como madrinha queria ficar com ele, já que ela poderia cuidar dele. Chico conversou com Cordulina e disse que era melhor entregar o filho a madrinha do que deixá-lo morrer. Então ela ficou com Duquinha o filho deles e cuidou dele, até que ele melhorou e ficou uma criança saudável de novo.
Depois de muito tempo chegou à chuva então Dona Inácia tratou de ir embora pra casa cuidar de suas coisas. A irmã de Vicente foi que se casou, no fim do ano, e ao chegar às férias de Conceição ela foi passá-las de novo com sua avó voltando a ser tudo como era antes da seca, que dizer nem tudo, pois agora Conceição tinha Duquinha para acompanhá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário